logo

Unemat entrega plano para integração de Cáceres e San Matias


Por Hemilia Maia | Unemat

Unemat entrega plano para integração de Cáceres e San Matias

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Di Renzo, entregou neta segunda-feira (29.08) um plano que reconhece as cidades de Cáceres no Brasil e San Matias na Bolívia como cidades gêmeas. O plano foi desenvolvido pela instituição de acordo com as orientações do Ministério da Integração Nacional (MI) e foi entregue na Prefeitura de Cáceres.

O estudo, pedido pela prefeitura, foi desenvolvido nos últimos dois anos pelos professores do curso de História da Unemat em Cáceres, Maria do Socorro Araújo e João Ivo Puhl.

Para Ana Di Renzo, “os contatos humanos se sobrepõe a uma cartografia” e pontuou que uma maior integração da América Latina traria ganhos para todos os países. Ela colocou a Unemat a disposição para atender a demandas de pesquisa do município de Cáceres.

O próximo passo do Executivo será o envio do Plano de reconhecimento ao MI. O professor João Ivo Puhl acredita que há vários fatores positivos a favor do pleito. Lembrou ainda que a tese de doutorado dele sobre a fronteira Brasil – Bolívia possibilitou celeridade ao estudo encomendado. Ele também citou entre os muitos potenciais dessa faixa de fronteira a educação e a necessidade de se trabalhar a história, o português e o espanhol entre as duas cidades.

A professora Socorro reforçou as relações comerciais, familiares, de infraestrutura e a proximidade política e governamental estabelecida há dois séculos na faixa de fronteira. “Nesse apanhado de 200 anos de história se vê que a integração se dá num contexto de paz e harmonia. O feito político é a vontade de oficializar essa integração”, concluiu a pesquisadora.

Também participaram do ato de entrega o vice-reitor Ariel Lopes, os pró-reitores Vera Maquêa, Alexandre Gonçalves Porto, Anderson Marques do Amaral, Valter Danzer, Weily Toro Machado, Francisco Lledo dos Santos, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Serpa e Gilberto Musto da Mídia G Consultoria.