logo

Unemat aprova auxílios alimentação e moradia para acadêmicos


Por Por assessoria

Unemat aprova auxílios alimentação e moradia para acadêmicos

Os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso passam a contar com novos auxílios para garantir a permanência nos cursos de graduação. O Conselho Universitário realizado nesta quarta-feira (19) aprovou os auxílios alimentação e moradia nos valores de R$ 180,00 e 250,00 respectivamente.

Os auxílios moradia e alimentação aprovados hoje no conselho universitário podem ser cumulativos com outras bolsas já concedidas pela instituição como forma de evitar a evasão dos acadêmicos dos cursos de graduação. A quantidade de auxílios a serem concedidos serão definidos em edital a ser lançado no segundo semestre deste ano, mas a expectativa é que ultrapassem 400 concessões.

O reitor da Unemat, Adriano Silva, comemorou a aprovação dos dois auxílios. “É mais uma conquista no campo estudantil, queremos ir avançando na política de assistência ao estudante dando as condições para que eles possam se dedicar ao ensino, a pesquisa e a extensão”, diz.

Segundo Adriano Silva, os dados da Unemat revelam que 75% dos acadêmicos da institutição são oriundos de escola pública e que muitas vezes acabam desistindo de continuar seus estudos por dificuldade de se manterem. “Nós temos nos preocupado muito com a qualidade dos nossos cursos, em garantir as condições necessárias para as atividades pedagógicas, mas também nos preocupamos em garantir a permanência do acadêmico na universidade, por isso esses investimentos que devem continuar ocorrendo na Unemat. Nós já temos outras conquistas como o seguro de vida 24 horas, além das diferentes modalidades de bolsas financiadas com recursos da Unemat ou de outros órgãos de fomento como o CNPq e a Fapemat”, diz.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Cáceres, Genilson Barbosa, também vê como um avanço os novos investimentos e a política de assistência da Unemat. Ele aproveitou a ocasião para agradecer o empenho da gestão da Unemat na política estudantil.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia, também comemorou as aprovações dos auxílios moradia e alimentação pelo Cosuni. “Este é um marco divisor na política estudantil na Unemat e a Reitoria está atendendo um desejo antigo dos acadêmicos”, afirmou.