logo

Taques reunirá base aliada para discutir apoio às reformas


Por RAFAEL DE SOUSA - REPÓRTER MT

Taques reunirá base aliada para discutir apoio às reformas

O governador Pedro Taques (PSDB) deve ser reunir com deputados da base aliada ao Governo para discutir medidas polêmicas como o Projeto de Lei Complementar, que limita o teto de gastos públicos dos poderes, além das reformas tributária e da previdência que serão enviadas à Assembleia Legislativa nesta semana.

A data do encontro ainda será confirmada pelo Paiaguás, mas a previsão do líder do Governo na Assembleia é que aconteça nesta terça-feira (9) durante um almoço com os deputados. Apenas os parlamentares da oposição, Zeca Viana (PDT), Allan Kardec, Janaina Riva (PMDB) e Valdir Barranco, ambos do PT, não foram convidados para reunião.

“O governador quer sentar com os deputados para falar sobre as questões dos projetos que serão encaminhados. (...) Ele está terminando [os projetos] e a tendência é que conversaremos amanhã [terça] para que ele envie [as medidas] entre quarta-feira [10] e/ou quinta-feira [11] para gente [os deputados] analisar e semana que vem fazer os encaminhamentos”, destacou Dilmar.

As propostas do Executivo, que serão enviadas aos deputados em breve, preveem um limite para os gastos públicos por meio do congelamento dos salários de servidores em até dois anos, além de novas normas para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

Já a reforma da previdência poderá aumentar de 11% para 14% a alíquota de desconto sobre o salário dos funcionários efetivos, a exemplo do projeto elaborado pelo Governo Federal. O assunto tem gerado especulações e protestos dos servidores, que não querem a mudança na alíquota. 

Durante o almoço, os parlamentares voltarão a pressionar o Executivo a pagar as emendas impositivas, previstas em orçamento para 2017. Cada parlamentar tem direito a R$ 5,4 milhões em emendas, que totalizam R$ 129,6 milhões. “Deve entrar neste assunto também”, resumiu o líder de Taques.