logo

Taques prospecta investidores para Mato Grosso em visita aos Estados Unidos


Por Da redação Quatro Marcos Notícias

Taques prospecta investidores para Mato Grosso em visita aos Estados Unidos

Após visitar os Estados Unidos na semana passada, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, falou sobre as pautas da visita e importância de contatos com investidores que possam trazer tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para o estado.

Durante a visita, Taques participou do GRI Infra Latin America, em Nova York, com 90 líderes executivos do setor de infraestrutura, onde falou do potencial de Mato Grosso na produção de alimentos e a necessidade de melhoria na infraestrutura para escoamento da produção.

“Conversamos com mais de 50 investidores, para que nós possamos trazer recursos para o Estado de Mato Grosso, trazer emprego, pagar ICMS para construir escolas, melhorar a saúde”, disse o governador.

Em seguida a comitiva mato-grossense foi para o Estado de Iowa, onde participou de reunião com representantes da Iowa State University, que firmou uma parceria com a Unemat.

“Fomos em Iowa, que é um estado parecido com Mato Grosso. É menor, mas tem o mesmo número de habitantes e produz muito. Nós levamos a reitora da Universidade de Mato Grosso, Ana Maria di Renzo, que fez um convênio com a Universidade de Iowa, para que estudantes de Mato Grosso possam ir para lá, assim como professores e pesquisadores. Conversamos com a governadora de Iowa, Kim Reynolds também”, explicou Taques.

O governador comentou ainda a reunião com investidores e com o diretor executivo da Summit Agricultural Group, Bruce Rastetter. “Um dos grandes investidores de lá irá inaugurar, em agosto, um empreendimento em Lucas do Rio Verde, no valor de R$ 400 milhões de reais”, disse, sobre a inauguração da primeira planta de etanol e milho da Fiagril & Summit (F&S Agrisolutions).

O governador teve ainda reunião com uma grande empresa de implementos agrícolas, sobre a vinda de uma montadora para o estado, já que Mato Grosso consome cerca de 35% dos implementos agrícolas do Brasil.

O secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk também fez um balanço dos compromissos durante a visita aos Estados Unidos. “A viagem foi muito positiva, nós tivemos várias pautas importantes, começando com a pauta da infraestrutura em Nova York. Nós conseguimos cumprir a nossa agenda com todos os compromissos. Tivemos contatos com a pesquisa em Iowa, tivemos contato com a Universidade e o principal objetivo, que era o contato com investidores e pessoas interessadas em trazer o desenvolvimento para Mato Grosso também foi muito produtivo. Tivemos muitos encontros, muitas conversas que, com certeza, irão se transformar em novas oportunidades para o estado de Mato Grosso. Nós voltamos para o Brasil com a sensação de dever cumprido”.