logo

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa na próxima semana


Por Famato

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa na próxima semana

Web

A segunda etapa da imunização contra a febre aftosa começa no próximo sábado (01.11) e segue até o dia 30 de novembro.  Nesta etapa, a vacinação é obrigatória em bovinos e bubalinos de todas as idades. A expectativa do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT)  é imunizar mais de 28 milhões de cabeças, em aproximadamente 100 mil propriedades rurais no Estado.

Após a vacinação, o pecuarista tem até o dia 10 de dezembro para comunicar a imunização ao Indea. Quem não respeitar o calendário de vacinação poderá ser penalizado com o pagamento de multas, cujos valores podem chegar a 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o equivalente a R$ 240,97.

Conforme dados do instituto, na primeira etapa da vacinação, realizada em maio deste ano quando são vacinados animais de até 24 meses, a taxa de imunização foi de mais de 99%. “Isso mostra que o produtor rural de Mato Grosso é consciente e têm dado o exemplo quando o assunto é a sanidade animal”, destaca Rogério Romanini, diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

O último caso de febre aftosa registrado no Estado foi em 1996, hoje Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação. “Temos que manter esta vigilância para continuar mostrando que o Estado tem uma das carnes mais saudáveis do mundo. Fazer a comunicação ao Indea dentro do prazo estabelecido é tão importante como vacinar”, acrescenta Romanini.

A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram).

fonte: Ascom/Famato