logo

Sargento Souza ministra aulas do Programa Proerd em escolas de Quatro Marcos


Por Renilson Senhorinho

Sargento Souza ministra aulas do Programa Proerd em escolas de Quatro Marcos

A Polícia Militar desenvolve, desde o mês de março deste ano, nas escolas municipais e estaduais de São José dos Quatro Marcos,o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. As aulas são ministradas pelo 3º Sargento Polícia Militar, Gonçalo Carlos Rodrigues Souza.

De acordo com o Sargerto Souza as aulas são ministradas nas Escolas Estaduais no 1º Semestre de 2014: Currículos do 5º e 7º na Escola Estadual Marechal Rondon, Lourenço Peruchi, Zeferino José de Matos e 15 de Junho e na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos nos Currículos 4º e 5º anos e teve inicio no mês de Março de 2014, somando um total de 212 alunos que serão formados ainda no 1º semestre de 2014 e que ao termino dos currículos os alunos Proerd participarão da cerimônia de formatura e farão juramentos, se comprometendo a ficar longe das drogas e da violência e receberão certificado de participação. Lembrando que o policial Proerd trabalha voluntariamente fora do horário de seu expediente.

Sargento Souza concluiu o curso de Formação de Instrutores do DARE/Proerd, na cidade de Lucas do Rio Verde-MT, aonde após passar por um estágio de formação de 106 horas/aula, padrão internacional de formação para o programa. Essa formação, cujo objetivo é transformar o policial em um educador, é precedida de uma rigorosa seleção, que considera critérios como comportamento, prova de redação, entrevista e ausência de vícios em drogas lícitas ou ilícitas.Através desta capacitação se tornou apto para desenvolver atividades junto às crianças.

Segundo Souza, o programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.“Nas lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania”. Afirma Souza.

De acordo com a metodologia do curso, cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.