logo

Quatro Marcos realiza campanha Anti-rábica; mais de 1300 animais foram vacinados


Por Por assessoria

Quatro Marcos  realiza campanha Anti-rábica; mais de 1300 animais foram vacinados

Foto: Por assessoria

A atual administração através da Secretaria Municipal de Saúde e departamento de Vigilância em Saúde realizou nos dias 23, 24, 25 e 27 de fevereiro de 2017, a Campanha Anti-rábica na zona rural do município alcançando 1.343 animais vacinados.

Componentes da Vigilância  em Saúde do município, expuseram que haviam recursos humanos  para realizar a campanha anti-rábica no ano de 2016, mas a secretaria de saúde foi inviabilizada pelo corte em despesas para o fechamento das contas da gestão, que fez com que não disponibilizassem veículos e alimentação para equipe, deixando assim o município exposto a raiva animal.

A vacinação Anti-rábica tem como objetivo interromper a transmissão da raiva na população animal, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano. Trata-se de prevenir a doença nos animais e também nos seres humanos.

A raiva é uma doença fatal que pode acometer a todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, portanto é importante imunizar todos cães e gatos anualmente.

 “Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.”