logo

Quatro Marcos pleiteia atendimento de cirurgias oftalmológicas através da Caravana da Transformação


Por Claudia Lima

Quatro Marcos pleiteia atendimento de cirurgias oftalmológicas através da Caravana da Transformação

Foto: Quatro Marcos Notícias

O presidente  da Câmara de Vereadores de Quatro Marcos, Renilso Senhorinho, um dos proponentes da reivindicação, juntamente com o vereador Edalvo Ribeiro, Marcelo Salomão, Carlos Maiorquim e Chico Leite, foram recepcionados na sexta-feira (14), no palácio do governo do estado, pelo o Coordenador da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira e pelo coordenador da área médica, Dr. Peres

Segundo  o Coordenador da Caravana da Transformação,  José Arlindo de Oliveira,  o município de São José dos Quatro Marco poderá  ser escolhido para  realização de  cirurgias oftalmológicas. “Uma das condições para que possamos levar esse projeto é o município querer nos receber. Faremos oito edições  no ano de 2017, e Quatro Marcos  como nos veio procurar, nós faremos o possível para que  a Caravana  vá até o município.

Renilso Senhorinho  defendeu junto  ao coordenador da Caravana, que o município de São José dos Quatro Marcos fica numa situação estratégica  e tem todas as condições para que os municípios vizinhos sejam bem recepcionados.

Segundo o secretário, os procedimentos contratados pelo Governo do Estado são realizados em quatro carretas com ambulatórios móveis, sala cirúrgica e um ambiente pós-operatório e  foram considerados os mais modernos do país com trabalhos semelhantes realizados em Mato Grosso do Sul e Bahia.

José Arlindo disse que nos municípios aonde são realizadas a Caravana, os pacientes passa por uma consulta para identificar a necessidade do procedimento cirúrgico e a cirurgia é realizada entre 24 e 48 horas após este primeiro contato. Um dia depois, o paciente retorna para fazer uma consulta e acompanhar o pós-operatório. Uma nova consulta será realizada em sete dias e outra um mês após a cirurgia.

"O mais importante é que a cirurgia só será realizada depois um diagnóstico preciso e com a certeza da necessidade dela. Além disso, todos os pacientes terão acompanhamento pós-operatório", ressaltou o coordenador.

A equipe que cuida das consultas é  composta por 80 profissionais, com oito médicos oftalmologistas, sendo cinco clínicos, três cirurgiões, além de um médico intensivista (anestesista) à disposição da equipe. Para dar maior conforto e segurança aos pacientes, o espaço conta com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambulâncias municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.