Domingo, 25 de Fevereiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

QUATRO MARCOS EM LUTO: Morre Tide Junqueira, o descobridor de talentos do atletismo nacional

Um dos mais antigos e importantes treinadores de atletismo do Brasil, Aristides de Andrade Junqueira Neto, irmão do Dr. Antônio, ex-prefeito de São José dos Quatro Marcos,  morreu na noite desta sexta-feira, em São Paulo, aos 71 anos. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, de acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A causa da morte não foi informada. Tide, como era conhecido, treinava o saltador em distância Mauro Vinícius da Silva, o Duda, bicampeão mundial indoor, em 2012 e 2014.

Seu corpo será velado a partir das 20h deste sábado, a cidade de Floreal, na região de São José do Rio Preto, interior paulista, no cemitério Floreal Eterno. O sepultamento está previsto para as 10h deste domingo.

“Tide considerava  importante a dignidade tanto na vida pessoal como profissional e não permitia que o pragmatismo tornasse insensível as pessoas. Tide tinha o objetivo de conquistar medalhas em Mundiais e Jogos Olímpicos e continuar sempre tentando descobrir novos valores”.

"Há 45 anos formando atletas e treinadores de Atletismo no País

Profundo conhecedor do atletismo brasileiro e ótimo contador de piadas. Assim é Aristides de Andrade Junqueira Neto, ou simplesmente Tide, como todos o conhecem no meio atlético nacional. Um dos mais antigos treinadores de Atletismo em atividade no País, ele trabalha há 45 anos, desde meados da década de 1960. Nessa época, na cidade paulista de Floreal, onde nasceu em 18 de maio de 1946, Tide começou atuar na iniciação de crianças e adolescentes no esporte-base.

"Comecei na profissão de treinador de Atletismo quando nem tinha concluído meu curso na Faculdade de Educação Física", lembra Tide. O tempo passou, Tide viveu no interior paulista, Paraná e Mato Grosso. Atualmente, ele mora em São Bernardo do Campo, na região do ABCD, na Grande São Paulo.

Seu grupo de atletas, ele prepara na Arena Caixa, em São Bernardo, e no centro de treinamento da BM&FBovespa (clube que defendem), em São Caetano do Sul, na mesma região. A BM&FBovespa, aliás, é sucedâneo da Funilense. Trabalhando para estas duas equipes, Tide é campeão do Troféu Brasil, ininterruptamente, desde 1992.

Um dos atletas revelados pelo treinador é Mauro Vinícius da Silva, o Duda. Em 8 de março deste ano, em Sopot, Duda tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato mundial indoor, ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância - vencera também em Istambul, na Turquia, dois anos antes.

Em Sopot, cidade polonesa às margens do Báltico, ainda na Ergo Arena, Tide, aos 68 anos de idade e quase cinco décadas de Atletismo, não escondeu a emoção de colocar um atleta do Brasil no ponto mais alto do pódio em evento de primeira linha internacional.

"O Duda é disciplinado e pode defender o País ainda em dois Jogos Olímpicos", diz o técnico. Para Tide, "foram importantes para a conquista de Duda, as ações da CBAt na preparação para o Mundial, como o camping na Europa. Num camping, todo o foco do atleta vai para a competição. Quando entrou na Arena, ele estava pronto", afirma o técnico paulista.

O treinador lembra: "Há muito tempo treino crianças, jovens e atletas de alto rendimento. Da minha primeira turma saiu o José Roberto, o Soneca, que mais tarde descobriu talentos como o Edson Luciano Ribeiro (vice-campeão olímpico do 4x100 m em Sydney-2000 e vice-campeão mundial em Paris-2003)."

"Também tive outros atletas de nível mundial, como o Nelson Ferreira, no salto em distância, que foi finalista no Campeonato Mundial de Atenas-1997", lembra. Entre outros nomes, também descobriu Maria Aparecida Barbosa, a Cida Barbosa, que foi recordista brasileira do salto triplo, e que trabalha como treinadora em Cuiabá (MT), com seu marido, o medalhista olímpico Vicente Lenilson de Lima

Foi técnico do São Carlos Clube, kart Club do Café, em Rolândia (PR), do Clube Esportivo Quatro Marcos (MT), Arpa Smel, de São Jose do Rio Preto (SP). A partir de 1991 passou a ser técnico da Funilense e depois do Clube BM&F e do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

Era formado em Educação Física pela Universidade de São Carlos, com especialização em atletismo, em 1973. Participou de estágios em Mainz, na Alemanha, em 1975 e 1976.

Integrou a seleção brasileira nas Olimpíadas de Atlanta/1996 e Londres/2012 e seguiu como personal trainer para os Jogos de Sydney/2000 e Pequim/2008; foi técnico no Mundial de Stuttgart/1993 e Atenas/1997 e no Mundial Indoor de Istambul/2012 e de Sopot/2014.

Atletas com resultados expressivos: Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, salto em distância (bicampeão mundial indoor); Lucileni Aparecida Lonardoni, altura e pentatlo; Nelson Carlos Ferreira Jr, distância; Maria Aparecida Barbosa de Souza, distância e triplo; Antônio Lucindo, distância e triplo; Sergio Munis, distância e triplo; Erivaldo da Cruz vieira, distância; Rubens dos Santos Junior, distância; Hugo Balduino de Souza, 200 metros; Tania ferreira da Silva, triplo; Paulo Sergio dos Santos Oliveira, triplo.

Política:

Aristides de Andrade Junqueira Neto, além de ser um treinador renomado no Brasil, ainda foi vereador por dois mandatos (1989/1992 e 1993/1996) no município de São José dos Quatro Marcos no estado de Mato Grosso.  Como vereador presidiu a Casa Legislativa por dois  mandatos.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br