logo

Quatro Marcos é destaque regional com Programa de Aquisição de Alimentos


Por Claudia Lima

Quatro Marcos é destaque regional com Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Quatro Marcos Notícias

Com o objetivo de assegurar o acesso aos alimentos às entidades assistenciais que atendem pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar e/ou nutricional e fortalecer a agricultura familiar foi criado, no âmbito do Fome Zero, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Tendo em vista a importância que esse programa pode desempenhar como uma política diferenciada que nos detivemos na análise, tanto da sua implementação em escala nacional, como da sua operacionalização num contexto específico, tendo como exemplo o Município de São José dos Quatro Marcos, localizado na região oeste do estado de Mato Grosso.

O secretário de agricultura de São José dos Quatro Marcos, José do Carmo Honorato enfatiza  que o programa possui duas finalidades principais: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para alcançar esses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos por  170 famílias de assentamentos, credito fundiário e comunidades tradicionais, com dispensa de licitação, e os destina à 550 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede sócio assistencial do município, que recebem  semanalmente verduras, milho, abobora, berinjela, jiló, laranja, limão, pimenta  e no final de cada mês  a sexta é complementada com carne.

O presidente da APLAS – Associação dos Pequenos Produtores do Alto Santana-, Everaldo José Calossa , explica sobre o  objetivo pleitear  o aumento do valor para cada família “Temos trabalhado com o valor de 4.5 mil para cada agricultor, e esse valor já está ultrapassado, estamos pensando em abrir esse projeto  e levar esta produção para outros municípios, pois sabemos que a fixação do homem no campo depende da expansão deste projeto.

Calossa enalteceu a parceria da prefeitura de São José dos Quatro Marcos. “O município disponibilizou funcionários para fazer o acompanhamento do agricultor, visitando-os, para que ocorra de maneira panejada”.

Ademir Patrik de Moura,  explana sobre a expansão do valor do novo projeto, que atenderá a demanda de mais famílias. “O projeto em vigência, no valor de 730 mil reais, finaliza em 2015, mas a prefeitura está terminando a elaboração de um novo projeto, que se estendera até 2016, no valor de 1 milhão e duzentos mil, podendo chegar a 1milhão e quatrocentos mil reais.