logo

Proerd forma 64 alunos em São José dos Quatro Marcos


Por Fronteira Alerta

Proerd forma 64 alunos em São José dos Quatro Marcos

Foto: Divulgação - Sargento Souza

O PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) Ministrado pelo 3º Sargento PM Souza, formou a sua segunda turma de alunos, no dia 06 de Novembro de 2015, na Quadra de Esporte da Escola Municipal, Vereador Evilásio Vasconcelos, onde formaram 64 Alunos das Escolas Estaduais: Marechal Rondon, Lourenço Peruchi e Zeferino Jose de Mattos, dos Currículos 5º Anos. 

Após cumprir uma carga horaria de 12 semanas aulas os Alunos fizeram os Juramentos, receberam o Certificado pela conclusão do PROERD. Cada sala do Currículo 5º Ano fizeram uma Redação Proerd e foi escolhido a melhor redação de cada sala, onde o Aluno recebeu um Blinde. Também foram sorteados outros brindes aos Alunos que foram doados por empresários do município e demais pessoas que se disponibilizaram a ajudar o Proerd.

 
Foto:  Divulgação SGT PM Souza

Com participação de todos os alunos com seus pais e amigos na Quadra da Escola, estiveram presentes: o Major PM Ormay Comandante da 3ª Companhia PM de São José dos  Quatro Marcos, os Diretores, Coordenadores, Professores e demais funcionário das Escolas participantes do Proerd, estiveram presentes também Moacir  Olivo Assessor Pedagógico e o Vereador Adonias (Rato).

As pessoas que ajudaram o Proerd doando brindes e camisetas, receberam o Certificado Amigo do Proerd, a cerimonia do Programa foi um sucesso e muitos que estavam presentes elogiaram o Sgt PM Souza pelo sucesso do Programa. 

Sgt PM Souza também em sua fala agradeceu as Autoridades presentes, aos Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos que participaram do Proerd que sem eles o Proerd não seria o sucesso que foi e também agradeceu a todas as pessoas e empresários do comércios local pela doação de brindes que foram sorteados aos alunos como incentivo pela participação ao Programa (sendo as Lojas: Kaká acessórios e tapeçaria, Universo materiais para construção, Drogaria Bom Jesus, Drogarias Ultra Popular, Farmácia São Luiz, Dr. Silvio Monez, Sandra de Lima Longui, Dida Gerente da Gazim). 

Também coube um agradecimento especial  aos pais dos alunos que tiveram aulas do Proerd, pois eles assemelharam bem o que foi explicado nas aulas.

 Orientando para que se mantenham longe das Drogas e não venham a praticar qualquer tipo de violência esteja onde for e que respeitem todas as pessoas não importando a idade para que no futuro seja um bom cidadão e tenha orgulho de dizer que participou do Proerd, que mesmo após os termino das aulas os alunos ainda estarão sendo observados pelo Policial Instrutor para saber sobre seu comportamentos.
 
Foto:  Divulgação SGT PM Souza
O Proerd já está com novas turmas para passar novos conhecimentos aos Alunos sobre os perigos das Drogas e Violência. Todas estas ações têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial. Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi idealizado para prevenir contra o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos.
O Proerd ensina os alunos de forma simples, motivante e descontraída, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros.
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a auto-estima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.
 
O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.
 
O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.
 
O Programa que é um plano de estudos organizado é desenvolvido com auxílio de material didático, que oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.
 
O Programa possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º:
 
         “Art. 2º - A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
 
A colaboração dos pais também é muito importante para o sucesso do Programa e consequentemente o sucesso do formando D.A.R.E./Proerd  “seu filho”. O Art. 22 do E.C.A. diz: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais”.
 
O Proerd atinge a diferentes faixas etárias, desde crianças em idade pré-escolar, passando por crianças, adolescentes e atingindo o público adulto. Para atender esta demanda, o programa trabalha com quatro currículos distintos.