Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

PROERD forma 249 alunos em São José dos Quatro Marcos

Imagem

PROERD ministrado pelo 3º Sgt PM souza nas escolas de São José dos Quatro Marcos-MT no 1º semestre de 2014 formou 249 alunos no dia 12 de setembro de 2014.

 

O PROERD (Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência) Ministrado pelo 3º Sargento PM SOUZA, formou a sua primeira turma de Alunos no dia 12 de Setembro de 2014 na Quadra de Esporte da Escola Municipal Vereador Evilasio Vasconcelos, onde formaram 249 Alunos das Escolas Estaduais: 15 de Junho, Marechal Rondon, Lourenço Peruchi e Zeferino Jose de Mattos sendo dos Currículos 5º e 7º Anos e da Escola Municipal Vereador Evilasio Vasconcelos sendo dos Currículos 4º e 5º Anos. 

Após cumprir uma carga horaria de 12 semanas aulas os Alunos após fazerem os Juramentos, receberam o Certificado pela conclusão do PROERD, cada sala do Currículo 5º Ano fizeram uma Redação Proerd e foi escolhido a melhor redação de cada sala onde o Aluno recebeu da Diretora de sua Escola um Premio,  já do Currículo 4º e 7º Ano foi escolhido o Aluno que mais participou das aulas para receber um premio, também foram sorteados a brindes aos Alunos que foram doados pelo comercio local e pessoas que disponibilizaram a ajudar o Proerd.

      

Com participação de todos os alunos com seus pais e amigos a Quadra da Escola ficou lotada de pessoas, estiveram presentes o Tenente Coronel De Carli Comandante do 17º Batalhão PM de Mirassol D´Oeste, o Major PM Ormay Comandante da 3ª Companhia PM de São J. Q. Marcos, os Diretores, Coordenadores, Professores e demais funcionário das Escolas participantes do Proerd, estiveram presentes também a Srª Rosa Maria Secretaria Municipal de Educação e o Sr. Moacir Assessor Pedagógico e o Vereador Roberto onde receberam Certificado dos Professores das salas que teve o Proerd, também foi entregue Certificado Amigo do Proerd aos Diretores das Escolas participantes do Programa e também para as pessoas e comerciantes doaram prêmios e ajudaram para que acontecesse a cerimonia do Programa.

         

Amigos e convidados  elogiaram o Sgt PM Souza pelo sucesso do Programa em sua primeira turma formada. Sargento Souza em sua fala agradeceu as Autoridades presentes, aos Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos que participaram do Proerd que sem eles o Proerd não seria o sucesso que foi.  Souza também agradeceu a todas as pessoas e comércios local pela doação de brindes que foi sorteados aos alunos como incentivo pela participação do Programa, aos pais dos alunos que tiveram aulas do Proerd que eles assemelham bem o que foi explicado nas aulas para que se mantenham longe das Drogas e não venham a praticar qualquer tipo de violência esteja onde for e que respeitem todas as pessoas não importando a idade para que no futuro seja um bom cidadão e tenha orgulho de dizer que participou do Proerd, que mesmo após os termino das aulas os alunos ainda estarão sendo observados pelo Policial Instrutor para saber sobre seu comportamentos pois este possui um cadastro de todos os alunos com endereço e nome dos pais.

Todas estas ações têm representado efeito, porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime organizado, em nível mundial. Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi idealizado para prevenir contra o uso e tráfico de drogas, e todas as formas de violência (física ou psicológica). Concentra-se em crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar-lhes a consciência para o problema das drogas e da violência, assim como preparar os pais para que possam oferecer sustentação aos seus filhos.

 

O Proerd ensina os alunos de forma simples, motivante e descontraída, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a auto-estima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

 

O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.

 

O Programa que é um plano de estudos organizado é desenvolvido com auxílio de material didático, que oferece estratégias preventivas para a comunidade escolar e potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.

 

O Programa possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º:

 

“Art. 2º - A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

 

A colaboração dos pais também é muito importante para o sucesso do Programa e consequentemente o sucesso do formando D.A.R.E./Proerd  “seu filho”. O Art. 22 do E.C.A. diz: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais

 

O Proerd atinge a diferentes faixas etárias, desde crianças em idade pré-escolar, passando por crianças, adolescentes e atingindo o público adulto. Para atender esta demanda, o programa trabalha com quatro currículos distintos.

 

O Proerd estará em breve com novas turmas para passar novos conhecimentos aos Alunos sobre os perigos das Drogas e Violência.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br