logo

Procon apreende produtos vencidos e multa supermercados em Araputanga


Por © Popular Online | Ferreira Júnior

Procon apreende produtos vencidos e multa supermercados em Araputanga

Foto: Popular Online/ Didmo Randerson

O Procon de Mato Grosso apreendeu essa semana, produtos com validade vencida em nove supermercados na cidade de Araputanga, a partir de uma fiscalização repreensiva solicitada pelo Procon Municipal, conforme explicou o Fiscal de Defesa do Consumidor Rogério Sena da Silva.

"Nós já viemos antes aqui no município, fizemos o procedimento necessário conforme o Código de Defesa do Consumidor e por fim retornamos para essa fiscalização repressiva, encontrando várias irregularidades nos supermercados do município", disse.

produtos apreendidos

O Fiscal de Defesa do Consumidor informou que dos dez supermercados fiscalizados em nove foram apreendidos produtos vencidos. "É um problema muito sério porque o produto vencido pode gerar uma infecção estomacal e tornar uma doença grave", afirmou ao destacar que foram apreendidos produtos variados como café, leite, cerveja, macarrão, biscoitos e outros.


De acordo com Rogério Sena, constatou-se também diferença de preços exposto e o caixa. "Nós retiramos alguns produtos da prateleira, anotamos o preço, passamos no caixa e na maioria dos supermercados deu diferença", informou solicitando aos consumidores que fiquem em alerta.

O fiscal explicou que além da perda dos produtos, o proprietário do estabelecimento é multado e responderá a um processo criminal, podendo ser condenado de 02 a 05 anos de detenção.  O produto apreendido será encaminhado à Vigilância Sanitária e posteriormente incinerado. 

O coordenador do Procon Municipal, destacou a importância do trabalho realizado pelo órgão que atua em defesa do consumidor e também em instrução ao comerciante quanto as normas de adequação.