logo

PREVENÇÃO AO CÂNCER EM QUATRO MARCOS: Projeto Entre Laços e Abraços realiza mais de 300 atendimentos


Por Renilson Senhorinho

PREVENÇÃO AO CÂNCER EM QUATRO MARCOS:  Projeto Entre Laços e Abraços realiza mais de 300 atendimentos

Quatro Marcos Notícias - Edy Lopes

O projeto Entre Laços e Abraços supervisionado pelo médico oncologista, Dr. Eduardo Marques Lima,  realizou  neste sábado (27), no município  de São José dos Quatro Marcos cerca de 300 atendimentos entre preventivos de câncer de colo de útero, boca, próstata, mama e pele.

O projeto tem por objetivo informar a população no geral acerca dos mais comuns tipos de câncer existentes, como mama, próstata,  colo do útero, pele e também os seus sintomas, diagnósticos, prevenção e tratamento, especialmente os casos iniciais onde a cura é em torno de 95%. O Projeto Entre Laços e Abraços leva aos municípios uma equipe composta de profissionais,  entre médico, técnicos e equipe de apoio, que são subdivididos em salas de consulta, pequenas cirurgias,  e de preventivos. O  projeto ainda tem o apoio de profissionais de saúde dos municípios atendidos.

O prefeito  de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano  enalteceu a parceria do Dr. Eduardo com o  município. “Quero agradecer o empenho da secretária de saúde, Tayonara Bitencourt e do  Dr. Eduardo, para que o Projeto Laços e Abraços acontecesse em nosso município. O nosso governo é de parcerias com os governos federal e estadual e com setores da medicina, porque administrar é atingir o objetivo final, que é cuidar das pessoas”, disse Ronaldo Floreano.

PROJETO ENTRE LAÇOS E ABRAÇOS

Preocupado com a quantidade  de pacientes que chegavam  até o  Centro de  Oncologia  do Hospital Regional de Cáceres o médico oncologista Dr. Eduardo Marques Lima criou em 2015 o  projeto Entre Laços e Abraços,  com  a missão de promover saúde através de atendimento médico gratuito a pacientes de municípios da região Oeste de Mato Grosso.  Dr. Eduardo afirmou que o objetivo é estar indo até os municípios para possibilitar que pacientes tenham o diagnostico da doença em fase inicial. “O câncer tem cura desde que descoberto em estagio inicial.  Se  descoberto em um momento avançado, infelizmente pouca coisa podemos fazer para o paciente”. Afirmou.

“Em cada município que a nossa equipe atende, coletamos preventivos, fazemos biopsias, consultas, exames de mamas e próstatas. Todo o paciente que de alguma forma tem envolvimento com a doença de câncer,  depois de diagnosticado,  será encaminhado para o Centro de Oncologia de Cáceres para tratamento. Nós não deixamos exames para as secretarias de saúde dos municípios fazerem, coletamos e  levamos todos o material de preventivos e biopsias  para Cáceres e depois devolvemos com os resultado dos exames. Nós procuramos facilitar a vida dos pacientes dos municípios atendidos” Pontuou Dr. Eduardo.

Segundo o médico,  o projeto é oferecido aos municípios de forma quase que  gratuita. “O municípios nos fornecem uma unidade de saúde, materiais que são usados, hospedagem e alimentação”. Afirmou. Dr. Eduardo ainda fez um apelo a sociedade  afirmando que o projeto precisa do apoio. “O projeto é mantido com doações, principalmente do Centro de Oncologia de Cáceres. A única doação que tivemos até o momento foi do Leilão Flavia Mariana  que foram aplicados em dez atendimentos na cidade de Cáceres