logo

Prefeito decreta situação de emergência em Quatro Marcos, após contabilizar estragos com a chuva


Por Claudia Lima

Prefeito decreta situação de emergência em Quatro Marcos, após contabilizar estragos com a chuva

Foto: Divulgação

Decreto será publicado na edição de terça-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (AMM-MT) 

A decisão se deve à sucessão de danos decorrentes da chuva na cidade e na zona rural do município.

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano e a vice-prefeita Cida Rézio, se reuniram nesta segunda-feira (3), com secretários e vereadores para informar a decisão de decretar estado de emergência  por causa das chuvas que atingem  o município. “Sentimos na obrigação de convocar a Comissão Municipal da Defesa Civil,  vereadores e secretários para fazer o enfrentamento da situação que se apresenta , pois é visível aos olhos de todos que estamos passando por um período de muitas chuvas, que desde janeiro até este mês de abril não tem  cessado”.  Afirmou o prefeito de São José dos Quatro Marcos.

De acordo com o prefeito Ronaldo Floreano o decreto  foi assinado  após a reunião com a equipe da Defesa Civil Municipal e será publicado na edição desta  terça-feira (4) do Diário Oficial dos Municípios (AMM-MT).

A decisão, segundo  Ronaldo Floreano, deve-se à sucessão de danos decorrentes da chuva na cidade e na zona rural desde o começo do ano.

O decreto de emergência é uma das condicionantes para que o município receba ajuda financeira e operacional do Governo Estadual e Federal.  “Nosso munícipio não possui recursos  e estrutura físicas para recuperar  os danos que foram causados pelas chuvas, então o objetivo da decretação de estado de emergência é de buscar  ajuda  do Governo para atender  cerca de 940 quilômetros  de estradas que estão em situação calamitosa”. Explicou Ronaldo Floreano.

Ainda segundo o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano,  neste ano de 2017 as chuvas ocorreram de forma muito intensa  e constantes prejudicando principalmente o inicio do ano letivo em algumas comunidades.  “Estamos no mês de abril,  e de acordo com os anos  anteriores as chuvas estariam cessando, mas segundo a meteorologia,  elas irão continuar até o mês de maio, e isso é um fator preocupante; pois temos a  escola Boa Esperança na comunidade da Barra Clara, que ainda não iniciou o ano letivo, deixando de atender alunos das comunidades Santa Luzia, Bandeirantes, Pinheiros,  além do assentamento Irmã Doroti”. Finalizou

Ronaldo afirmou que os maquinários da prefeitura  já estiveram  por diversas vezes nas comunidades mais afetadas fazendo os trabalhos paliativos a fim de dar passagem aos produtores.