logo

Pedro Henry deixa a cadeia. Ele ficou preso por 10 meses


Por RD News

Pedro Henry deixa a cadeia. Ele ficou preso por 10 meses

Web

O ex-deputado federal Pedro Henry passa a usar tornozeleira eletrônica e cumprir prisão domiciliar a partir desta quarta (15). A decisão é do juiz da Vara de Execuções Penais da Capital, Geraldo Fidélis. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do Mensalão.

O magistrado determinou que Henry cumpra prisão domiciliar, deixando o semiaberto por não existir no Estado penitenciária para esses sentenciados. Além disso, explica que o mesmo direito é imposto para todos os reeducados que estão no regime com o uso da tornozeleira.

Geraldo Fidélis ainda ressalta que o preso poderá continuar a cumprir suas funções trabalhistas normalmente. Porém, destaca que o monitoramento será feito 24 horas no trabalho e na residência embora Henry fique liberado para fazer atividades esporádicas e pontuais fora desses dois ambientes. “Ele será monitorado até ir para o regime aberto”, relatou o juiz.

Henry, preso há aproximadamente 10 meses, está entre os quase 80 sentenciados que cumprem pena com a tornozeleira em Mato Grosso. O ex-deputado colocou o equipamento nesta tarde, no Fórum de Cuiabá, acompanhado do seu advogado.

O ex-deputado, preso desde dezembro de 2013, ainda terá que comparecer em Juízo mensalmente para comprovar suas atividades profissionais. Essa é a primeira vez que Henry irá dormir em casa após ingressar no sistema prisional com passagens pelo Complexo da Papuda, em Brasília, além da Polinter em Cuiabá.