logo

Operação prende 79 pessoas e apreende drogas e armas na fronteira


Por Gazeta Digital

Operação prende 79 pessoas e apreende drogas e armas na fronteira

Sete municípios mato-grossenses localizados na região oeste do Estado foram alvos de uma operação que resultou na prisão em flagrante de 79 pessoas durante o final de semana. Porém, os nomes dos presos e os crimes pelos quais eles foram presos, não foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) que esclareceu que o objetivo da “Operação Simultânea 2” foi coibir os crimes fronteiriços entre o Brasil e a Bolívia. Na ação também foram apreendidos 21 quilos de drogas e 10 armas de fogo.

Durante a operação realizada entre a sexta-feira (19) e domingo (21) nos municípios de Cáceres, Araputanga, Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Rio Branco, também foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e lavrados outros 24 termos circunstanciados de ocorrência (TCO), medida aplicada em casos de crimes de menor potencial, onde o acusado acaba liberado após assinar documento se comprometendo em comparecer perante ao juízo quando for solicitado. Nessas cidades a fiscalização foi reforçada e barreiras foram criadas para a vistoria de carros e abordagem de pessoas que circulavam pela região.

Realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), a operação ocorre em parceria com as secretarias estaduais de segurança pública dos 11 estados fronteiriços do Brasil. Em Mato Grosso, segundo a Sesp, a operação é realizada de forma integrada com os órgão de segurança pública federal e com o governo boliviano nos 28 municípios que fazem divisa com a Bolívia.