Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

MT ultrapassa São Paulo e se torna maior exportador de carne bovina em agosto

O Mato Grosso exportou em agosto um montante de 29,5 mil toneladas de carne bovina, gerando uma receita de 125,6 milhões de dólares (R$ 394,3 milhões), a segunda maior da história do Estado. Além do recorde, as operações fizeram com que Mato Grosso ultrapassasse em 1,4% o arrecadado por São Paulo e se tornasse o maior exportador de carne do país.

As informações constam no relatório semanal de mercado divulgado nesta segunda (18) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No final do mês passado, Mato Grosso já havia encostado nos paulistas nesse quesito.

Com o montante enviado para países estrangeiros em agosto, Mato Grosso se tornou responsável por 20,7% do faturamento brasileiro com carne bovina. O aumento de receita entre janeiro e agosto atingiu 55,5% no Estado, acima dos 35,5% registrados em âmbito nacional.

O mês também proporcionou outros recordes. O Imea ainda pontua que em agosto "foram 40 países que importaram a proteína bovina in natura mato-grossense, número que não era visto desde janeiro de 2008, quando se exportou para 46 países”.

Valores

Apesar dos excelentes registros em relação às exportações, o Imea lembrou que é preciso analisar outros fatores para qualificar o momento vivido pela pecuária. O preço da carne mato-grossense caiu de 6,1 mil dólares por tonelada, em setembro de 2011, para 4,4 mil dólares/tonelada em agosto, o que representou uma queda de 28,9%.

De acordo com o Imea, “ainda que tal movimentação tenha sido influenciada pela desvalorização do real, a competitividade do Estado e a qualidade da carne oferecida já são consolidadas e cabe agora buscar outras medidas para agregação de ‘valor’, procurando ir além dos grandes volumes exportados”.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br