logo

Mirassol:Cejusc completa um ano com saldo positivo


Por Por assessoria

Mirassol:Cejusc completa um ano com saldo positivo

Foto: Divulgação

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Mirassol D’Oeste (300 km a oeste de Cuiabá) realizou, nesse período, 875 audiências, oito mutirões, 705 acordos e um total arrecadado de pouco mais de R$ 2,9 milhões. A unidade, que é coordenada pela juíza Edna Ederli Coutinho, possui 31 mediadores que passaram por capacitação para atender toda a demanda.
 
Os trabalhos no Centro foram iniciados em setembro de 2014 e, de acordo com a magistrada, todos os afazeres são objetos de elogios e reconhecimento por parte da população local, tendo em vista a rapidez com que os conflitos são resolvidos, evitando desgaste emocional e financeiro das partes envolvidas.
 
“Além disso, durante as audiências é permitido o entendimento entre os envolvidos de forma espontânea e madura, proporcionando o restabelecimento da comunicação, promovendo a pacificação social”, complementou.
 
A juíza disse ainda que após a instalação do Centro várias demandas foram resolvidas efetivamente, evitando-se novas ações no Judiciário. “Foram evitados novos processos na justiça e tudo o que foi levado ao Cejusc foi resolvido. Só temos a agradecer ao Tribunal de Justiça por instalar essas unidades no interior, visando resolver os conflitos da população e, consequentemente, desafogando o Judiciário”, acrescentou.
 
A grande aposta nos Cejuscs é o fato de se reduzir a quantidade de processos que tramitam na Justiça há muitos anos por meio de audiências de conciliação e mediação. Com o novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, essas duas técnicas estarão muito mais presentes no dia a dia do jurisdicionado e dos operadores do direito.
 
Atualmente estão instalados em Mato Grosso 32 Cejuscs, totalizando em 35 unidades, incluindo o de meio ambiente e duas centrais, uma de Primeiro e outra de Segundo Grau, em conformidade com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).