Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Mais de 1000 produtoras rurais comemoram o 13º Encontro da Mulher Rural em Quatro Marcos

Imagem

Cada vez mais as mulheres são protagonistas no meio rural, encabeçando muitas vezes a gestão da propriedade.  Com o objetivo de compartilhar experiências, adquirir conhecimentos e de celebrar o atual momento, mais de 1000 agricultoras participaram neste sábado (21/09) do 13º Encontro da Mulher Rural, realizado ao longo do dia, no Parque de Exposição Manoel Paulino, pela Secretaria de Assistência Social  do município com a participação das Secretarias de Educação e Agricultura, além de convênios firmados com SEDRAF-MT, SENAR-MT e Cometa Moto Center Car.  

A abertura do evento foi composta uma mesa de honra com a participação de autoridades locais, regionais e estaduais. Além do  prefeito de Quatro Marcos , Carlos Bianchi e  Vice, Ronaldo Floreano , compôs a mesa de autoridades,  Presidente da Câmara  de Vereadores, José Olímpio de Melo, vereador  Marcelo Salomão,  Secretario de Administração do Governo de Mato Grosso  Francisco Faiad, representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), Marcelo, Deputado Estadual Ezequiel Fonseca, Reitor da Unemat,  Adriano  Silva, Prefeito de Araputanga ,Sidinei Salomé,  Ex-prefeito e Secretário do município de  Figueirópolis, Lair Mota.

A programação de abertura do 13º Encontro da Mulher Rural  teve a  brilhante apresentação  do Coral do Peti ,  aonde o  público  presente, aplaudiu de pé e se emocionou com as crianças do social do munícipio.

No evento  as produtora rurais  tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre previdência social. Na palestra, foram abordados os seguintes benefícios: aposentadoria por idade e por invalidez, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio doença.  Segundo a palestrante Maria da Gloria Borges da Silva, Educadora Popular e Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRI/MT, “A mulher rural se envolve com o trabalho diário e muitas vezes esquece de cuidar de si mesma. O objetivo é despertar esses assuntos que ficam esquecidos.”

A programação  se estendeu com atividades no período da manhã e a tarde com a parceria  da   Faculdade  Quatro Marcos, FQM-  Entec.   A  coordenadora  da Entec  no evento,  Marcia Pereira Machado,  enalteceu   as mulheres rurais pelo seu dia.  “Estamos participando com o intuito  de motivar as mulheres rurais,   oferecemos a   elas  neste dia especial,  serviços  de “tirar” a  sombrancelha , Sobrancelhas com Henna , buço(bigode) e  maquiagem.” Finalizou.  

Marcia Trindade, produtora rural  da comunidade do Cruzeirinho parabenizou a administração pelo evento,  “excelente,  muita coisa diferente, muita novidade, esse encontro está incentivando mais as mulheres rurais, tá de parabens,”

A Secretária de Assistência Social de Quatro Marcos, Mara Cristina Ramos, enfatizou ,“esse 13º Encontro da Mulher Rural,  é nosso  primeiro evento que nos estamos organizando,  o espaço ficou bonito, nos caprichamos na organização pra fazer da melhor maneira possível . As mulheres estão correspondendo . A programação tá bacana. Tivemos uma apresentação bonita do Coral do Peti, que muita gente se emocionou. Esse evento com certeza é um sucesso.”

O prefeito de  Quatro Marcos , Carlos Bianchi, destacou a organização do evento e a capacidade de mobilização das mulheres. 

O Vice- Prefeito, Ronaldo Floreano  enalteceu  o prefeito, a Secretária de Assistência Social pelo organização do evento. “ Nos estamos realizando neste primeiro ano de administração municipal ,  o 13º Encontro da Mulher Rural, aonde o Prefeito Carlos Roberto Bianchi e  Secretária de Assistência Social, Mara Cristina Ramos, tiveram  o cuidado de preparar todos os detalhes para que todas as mulheres rurais pudessem ter um dia agradável, com informação de como pudesse se aposentar   como trabalhadora rural; assim como  um dia de muita diversão, confraternização, brincadeiras,  pra que no final elas voltem pra suas casa com a auto estima elevada; e  acima de tudo com muita perseverança  com a vontade de permanecer no campo. Nós sabemos da batalha de cada uma delas, das dificuldades de se manter nos dias atuais  como produtoras rurais fixadas no campo, enfim, parabenizamos todas as mulheres  por esse 13º Encontro da Mulher Rural de Quatro Marcos.

Secretario de Administração do Governo de Mato Grosso, Francisco Faiad afirmou  que iniciativas como o Encontro da Mulher Rural de São José dos Quatro Marcos devem sempre contar com o apoio do Governo porque trazem a tona situações importantes em vários segmentos que contribuem de forma eficiente para a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo. “Principalmente para a mulher do pequeno e médio agricultor, que garante o seu sustento no campo e ajuda no desenvolvimento econômico das cidades” – destacou.

O Presidente do Sindicato Rural de Quatro Marcos, Alessando Casado, ficou  gratificado pela participação no evento e destacou a força das mulheres rurais.  “É muito importante , como representante de uma entidade  conseguimos agregar a este evento  a parceria  do  Senar com aval  do presidente da  Famato Rui Prado.  Fico lisongiado em poder participar e colaborar com o evento, e ver as mulheres do campo  felizes  com um dia em  especial  a elas. Elas  que  responsável  em desbravar o nosso Mato  Grosso,  e produzir alimento  pro mundo. E com certeza a parcela delas na contribuição do desenvolvimento de Mato Grosso, pois hoje somos referencia   mundial  em produção de  grãos. E só temos que agradecer a esta mulheres que estão aqui no 13º Encontro da Mulher Rural.”

Durante o  evento da mulher rural foi doado em sistema de comodato,  pela secretaria de  agricultura  de Quatro Marcos,  um Trator  4x2  Massey  Ferguson   275, ano  2001, uma  Niveladora 28 disco, uma  Grade aradora de arrastro,  uma Carreta 4 tonelada.  De acordo com o Secretário de Agricultura de Quatro Marcos, José do Carmo Honorato,   essas ações irão beneficiar  os assentamentos Santa Rosa, Florescente,  São Benedito, Aparecida Bela, comunidades da  Lagoa São José,  Marco Amarelo e  Abelha.

No encerramento do 13º Encontro da Mulher Rural de Quatro Marcos, as mulheres rurais foram privilegiadas com a apresentação  musical da dupla  Gilson Mark e Aguinaldo, que levou  o público ao delírio embalados por canções  românticas “Doce paixão”, “Pirigueti”, “Academia de Bebum, “Ganhei na Mega”.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br