Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Laticínio Vencedor de Quatro Marcos é o primeiro a aderir ao Leite Legal

O Programa Leite Legal passará a ser oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em junho. Para atender os produtores rurais de bovinocultura de leite do Estado, dez instrutores da instituição participaram do "Módulo Especial da Capacitação Continuada de Técnicos na Cadeia Produtiva do Leite: Programa Leite Legal", que aconteceu entre os dias 3 e 4 de junho de 2013 no Sindicato Rural de Jaciara.

Ao todo, foram 20 participantes, dentre representantes de secretarias de agricultura, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

"No primeiro dia, analisamos a parte da IN 62 que faz referência aos procedimentos que o produtor rural deve seguir para melhorar a qualidade do seu leite", afirma Márcio Rampazzo, fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que ministrou a palestra no dia 3 e conduziu as aulas práticas no segundo dia.

Para o instrutor José Imbelone, a capacitação é importante porque permite a discussão da instrução normativa entre os colegas, o que facilita a compreensão. "Funciona como uma reciclagem para nós instrutores, que vamos passar aos produtores de leite do Estado as boas práticas necessárias para realizarem a coleta do leite", disse.

Na manhã da terça-feira, os participantes conheceram o laboratório da Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda (COMAJUL), no município de Juscimeira.

Durante a tarde, assistiram às palestras de Rodrigo Balduino Soares Neves (LQL/UFG) sobre "Procedimentos de amostragem de leite cru refrigerado" e do analista do Senar-MT e gestor do programa, Wlademiro Silvano Pereira Neto, que apresentou o Programa Leite Legal.

Neves é o veterinário responsável pelo Laboratório de Qualidade do Leite, localizado no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, e que é o laboratório oficial com inspeção federal para atender à região Centro-Oeste.

De acordo com o gestor, o Programa vai auxiliar os produtores a enquadrarem a qualidade do leite no padrão exigido pela IN 62. "Vamos monitorar a qualidade do leite produzido nas propriedades participantes do Leite Legal a partir do resultado de duas análises: Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT)", explica Pereira Neto.

Na quarta-feira, dia 5, os instrutores seguiram para a sede do Senar-MT, em Cuiabá, para formatar os treinamentos da cadeia produtiva da bovinocultura de leite e do Programa Leite Legal.

O primeiro laticínio a ingressar no Programa é o Vencedor, de São José dos Quatro Marcos, ainda em junho. O laticínio tem fornecedores em mais oito municípios da região.

Estão programados dois treinamentos de "IN 62 – Qualidade do leite" do Senar-MT neste mês, que serão realizados em Conquista d’Oeste (10/06) e Carlinda (17/06).

Leite Legal

O Leite Legal - Programa Produção de Leite de Qualidade é uma parceria do Senar e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Nacional e vai capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro dos novos parâmetros para CBT e CCS estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011 – que define novos padrões de qualidade para o leite. Num período de dois anos, o Senar capacitará 81 mil propriedades por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br