logo

Grande festa em Cáceres marca início dos Jogos Escolares de Mato Grosso


Por Por assessoria

Grande festa em Cáceres marca início dos Jogos Escolares de Mato Grosso

Uma grande festa marcou a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso, na noite desta terça-feira (25.04), em Cáceres. A cerimônia ocorreu no Ginásio Municipal Didi Profeta e reuniu às delegações participantes dos jogos, autoridades políticas e população em geral, que acompanhou o acendimento da pira olímpica e apresentações culturais de danças típicas de Mato Grosso.

Na cerimônia foi exibido um vídeo sobre ex-atletas que passaram pelos jogos e que hoje são profissionais bem sucedidos. “O esporte vai tornar você um vencedor”, afirmava o slogan do vídeo. A mensagem motivou a estudante Talia Ketekkyn, da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, de Várzea Grande.

Ela, que vai jogar futsal na competição, ressaltou que o vídeo serviu de incentivo e exemplo para ela continuar praticando esportes. “Para mim, a mensagem que ficou foi para nunca desistirmos dos nossos sonhos, de sempre lutarmos por uma vida digna e melhor”, disse a estudante de 15 anos.

A moradora de Cáceres, Aline Gomes, está empolgada com a realização dos jogos escolares na cidade. Ela destacou que gosta muito de esportes e que a competição movimentará a cidade em vários aspectos. “O evento não é apenas uma competição. Com os jogos Cáceres tem a oportunidade de mostrar aos visitantes sua história secular. Além disso, o esporte oportuniza o respeito, companheirismo e diversidade de culturas entre os alunos-atletas”, enfatizou Aline que é formada em Educação Física.

Um dos momentos marcantes da cerimonia foi o acendimento da pira olímpica, que simbolizou o início dos jogos em Cáceres. A noite também contou com a banda do Exército que tocou o Hino Nacional e fez toda a trilha sonora do evento. Também houve apresentação cultural do Grupo de Projeção Folclórica Igarapé, da Escola Estadual União e Força. Os estudantes fizeram um ‘mix’ de danças típicas de Mato Grosso, como o rasqueado e o siriri.

Cáceres sedia a primeira de nove etapas regionais dos Jogos Escolares de Mato Grosso. O início das disputas esportivas é nesta quarta-feira (26), nas modalidades de handebol, futsal, vôlei e basquete. Participam dessa etapa cerca de 600 alunos-atletas, de 12 a 17 anos, de seis municípios: Várzea Grande, Araputanga, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Cuverlândia e Cáceres.

Até o final das 10 etapas regionais os jogos irão mobilizar cerca de 10 mil estudantes de escolas publicas (estaduais, municipais e federais) e colégios particulares. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com as cidades sedes.

Autoridades

Na cerimônia, o secretário adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, disse que o objetivo do Governo é formar grandes cidadãos por meio do esporte. “O esporte talvez seja a maior ferramenta de inclusão social que temos no Brasil. É através das práticas esportivas que os jovens, principalmente das periferias, se afastam do crime”, salientou.

Ele também destacou que o Governo está com uma série de políticas para fomentar as práticas esportivas, como os projetos Esporte na Escola e Arena da Educação. Essas medidas, conforme o gestor, irão valorizar os professores de Educação Física e revelar grandes talentos para o esporte de Mato Grosso.  

Já a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, ressaltou o caráter pedagógico dos Jogos Escolares. Ela disse que, ao participarem da competição, os estudantes aprendem bons valores para o resto da vida, como liderança e companheirismo. “Esporte e educação sempre precisam caminhar juntos”, pontuou a gestora.

O secretário de Esporte e Lazer do município, Marcos Antônio, por sua vez exaltou a parceria entre o Governo e Cáceres na área do esporte. “Essa parceria tem se fortalecido cada vez mais, por meio de políticas públicas de grande impacto, como é o caso dos Jogos Escolares”, citou.

O secretário também deu boas vindas aos estudantes dos municípios vizinhos. “Queremos tratar vocês dá melhor maneira possível para que sempre voltem. Sintam-se em casa e excelente jogos escolares”, finalizou.