Por Claudia Lima
Foto: Reprodução
Nesta manhã de sábado (07) o prefeito Ronaldo Floreano, o presidente da Câmara Renilso Senhorinho, o Diretor do Departamento de Água e Esgoto Claudiney Alves Ribeiro e servidores acompanharam os trabalhos da equipe de Engenheiros da UFMT capitaneada pelo Engenheiro Sanitarista e Professor da Universidade Federal de Mato Grosso Renato Leandro Beregula para instalação de aparelhos e dispositivos para aferir a pressão da agua.
A equipe de Engenheiro instalarão no sábado (07) e domingo (08) aparelhos e dispositivos eletrônicos em alguns pontos da cidade para aferição de pressão da água. Um dos pontos que será colocado o aparelho será entre a Rua Cáceres e a Rua Tancredo Neves, no Bairro Jardim Peruche, local onde a falta de água é mais constante. Com o monitoramento desse ponto a equipe do DAE poderá aumentar a pressão quando for necessário e com o aumento da pressão a água subirá nas caixas d’água das residências.
Um outro dispositivo será colocado em um ponto que não falta água, pois com o monitoramento nesse ponto, serão tomadas medidas para evitarmos problemas com rompimento de tubulação. Na sede do DAE foi instalada uma Central para coleta de informações em tempo real.
Segundo o prefeito Ronaldo Floreano essa ação busca pela resolução da falta de água em vários bairros em nosso município e faz parte de compromisso firmado em reunião pública realizada na quinta-feira, 29 de agosto de 2019, com vereadores, presidente de bairro e moradores de bairros na Praça da Igreja Redonda.
O presidente da Câmara Renilso Senhorinho que acompanhou parte dos trabalhos afirmou que a utilização da tecnologia será importante para definir solução do problema da falta de água nos bairros Jardim Peruchi e bairros adjacentes.
O Engenheiro Renato Leandro Beregula disse que informações confiáveis sobre o comportamento hidráulico, especialmente das pressões e vazões, de um sistema de abastecimento de água são essenciais para auxiliar a tomada de decisão e realizar uma gestão eficiente. por isso foram aplicado medidores de pressão, empregados na coleta dos dados em dois pontos da cidade, e serão armazenados em uma central no DAE e monitorados online 24 horas pela equipe do Engenheiro.
De acordo com o engenheiro o mapeamento de pressão é uma das fases mais importantes, pois são os dados coletados nesta etapa que vão ser utilizados na criação de planos operacionais, ou seja fornecer informações para o gestor sobre os pontos fortes e fracos do sistema, para que os recursos possam ser direcionados para as ações corretas. para melhorarem a eficiência do sistema de abastecimento de água.
Engenheiro Renato Leandro Beregula
Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atuou como operador de sistemas de abastecimento de água na empresa SBR - Saneamento e Automação (2014-2015) e como engenheiro responsável pela operação de sistemas de abastecimento de água na empresa SBR - Saneamento e Automação (2016-2018).
Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmo, calibração, modelo hidráulico, simulação, SIG, otimização operacional, perdas de água, automação e coleta de dados.
Clique e veja publicações em sites sobre o Engenheiro Renato Leandro Beregula
Projeto desenvolvido na UFMT pode diminuir custo de abastecimento de água em todo o Brasil