logo

Ezequiel Fonseca garante lutar pela continuidade do Programa Luz para Todos em MT


Por Adrielle Piovezan

Ezequiel Fonseca garante lutar pela continuidade do Programa Luz para Todos em MT

Demanda ainda é de 30 mil famílias em MT

O deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), eleito para exercer o cargo de deputado federal a partir de 2015, se comprometeu, nesta sexta-feira (10), na Assembléia Legislativa, que vai trabalhar junto ao governo federal para dar continuidade ao programa Luz para Todos (LPT), que se encontra na sexta etapa em Mato Grosso e sem projeções para continuidade.

Nesta sexta e última etapa serão atendidos em torno de 5,7 mil famílias, no entanto, a demanda de pedidos supera a ordem de 30 mil famílias nas mais diversas regiões do Estado.

O programa que visa levar energia elétrica para a população do meio rural de forma gratuita. Em Mato Grosso, a rede Cemat é a responsável pela execução e instalação do LPT. Ao todo mais de 120 mil famílias foram beneficiadas.

Defensor da agricultura familiar, Ezequiel Fonseca ressalta a necessidade de garantir as famílias o benefício e permanência no campo. Para ele, a energia é um vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo com a redução da pobreza e aumento na renda.

O Luz Para Todos foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, com objetivo de acabar com a exclusão elétrica no país. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e operacionalizado pela Eletrobrás, o programa, no início, tinha a previsão de que fossem atendidos 40 mil domicílios rurais até 2008.

No estado o Luz Para Todos, é financiado em parceria entre a Caixa Econômica, que oferece 50% dos recursos, a Eletrobrás (35%) e a Cemat (15%).