Domingo, 25 de Fevereiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Empresa quatromarquense distribui milhares de semente de planta ‘inimiga’ do Aedes Aegypti

Para combater a dengue,  chikungunya  e Zika,  autoridades sanitárias enfatizam que a participação da população é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Redobrar os cuidados com suas casas, verificando o armazenamento de água, o lixo e todos os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito é a recomendação básica para o controle da infestação.

No entanto, os empresários, Antônio de Jesus Pereira, 32, e  Leila Cristina de Oliveira Giacheto,42, donos da Central Gás, decidiram,  ir além no combate a doença, encabeçando em parceria com a Copagaz uma iniciativa inédita, incentivando o cultivo da crotalária (Crotalaria juncea), uma planta usada como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A empresa está distribuindo gratuitamente milhares de sementes e mudas da planta que deve ser cultivada nos jardins e quintais. Considerada “inimiga” da dengue, a crotalária serve de criadouro para libélulas, insetos predadores da larva do mosquito da dengue. Além disso, as libélulas também colocam os ovos em água limpa e parada e suas larvas se alimentam de outros tipos de larvas, inclusive as do mosquito da dengue, eliminando os transmissores da doença.

A direção da empresa acredita que, concomitantemente às ações de visitas dos agentes e mutirões de combate à dengue, o cultivo da crotalária dever ser uma arma importante na redução da infestação.

Alguns municípios como Sorriso, Campinas, Ribeirão Preto, Matão, Uberaba e Monte Aprazível tem conquistado diminuição significativa dos focos de dengue, com o uso desta planta. Existem casos de cidades, como por exemplo Sorriso no estado do Mato Grosso, que chegou ter 400 casos de dengue e uma morte, e com o plantio da planta crotalária no município, o número de casos chegou a zero no mesmo período do ano seguinte.

A utilização da planta não resolve os problemas da dengue, mas é mais uma iniciativa que somada a uma série de intervenções, pode contribuir no combate. “A intenção é que a comunidade colabore nessa campanha, plantando e cultivando essas mudas e sementes em seus terrenos”, diz a empresária Leila Giacheto .

Qualquer morador de São José dos Quatro Marcos  poderá receber sementes grátis da crotalária. Basta procurar a Central Gás, empresa revendedora de gás e água mineral, localizada na Avenida Luís Barbosa esquina com a rua Rio Grande do Sul, próximo ao Banco Bradesco.



  


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br