logo

Desmoronamento deixa feridos em garimpo; polícia diz que não há mortos


Por Repórter MT

Desmoronamento deixa feridos em garimpo; polícia diz que não há mortos

Foto: Divulgação

O delegado Gilson Silveira acaba de informar oficialmente, que não houve nenhuma vítima fatal do desmoronamento, ocorrido na tarde desta segunda-feira (19), na Serra do Caldeirão, onde milhares de pessoas permaneciam no garimpo ilegal de extração de ouro.

De acordo com informações o desmoronamento ocorreu porque no mesmo ponto havia uma "equipe" cavando uma espécie de túnel por baixo de uma escavação já feita por outra 'equipe'. O solo não suportou e cedeu ferindo várias pessoas.

Cinco feridos já deram entrada no hospital local, mas nenhum deles com ferimentos graves, apenas escoriações. Eles foram identificados como: Adélio Aquino Corrêa, Osmar Santana de Lima, Dieferson Jardim Lima, Matheus Fagundes Nieczay e Cristiano Soares dos Santos.

De acordo com informações, o desmoronamento ocorreu porque uma "equipe" estava cavando uma espécie de túnel por baixo de uma escavação já feita por outra 'equipe'. O solo não suportou e cedeu ferindo várias pessoas.

O local foi tomado por milhares de aventureiros em busca do ouro que brotava do solo, mas como a maioria nunca havia cavado um buraco para extração de ouro, a maior parte das escavações foi feita de forma errada. Conforme informações, o desmoronamento ocorreu mesmo sem a área ser atingida por chuva. Caso caísse uma forte chuva no local a proporção da tragédia poderia ser imensa, já que as escavações são feitas lado a lado, sem seguir regras de segurança.

Equipes do Corpo de Bombeiros, assim como da Polícia Militar e da Polícia Civil foram atender ao acidente.

PREFEITO

“É uma tragédia, uma fatalidade, ou seja, que já era prevista mesmo, porque o pessoal está cavando, cavando, sem parar, mas infelizmente a loucura e o desespero atrás de ouro acaba acontecendo isso”, comentou o prefeito.

De Brasília, para onde foi nesta segunda-feira (19), tentar uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, justamente no intuito de encontrar uma solução para o garimpo ilegal, o prefeito Donizete Barbosa do Nascimento lamentou a tragédia.

Ao Reporter MT, disse que está é uma fatalidade que já era prevista.

“É uma tragédia, uma fatalidade, ou seja, que já era prevista mesmo, porque o pessoal está cavando, cavando, sem parar, mas infelizmente a loucura e o desespero atrás de ouro acaba acontecendo isso”, comentou.

A audiência com o ministro estava prevista para esta terça-feira (20) às 17 horas, mas, mediante a tragédia, o prefeito vai tentar adiantá-la.

 

Confira a lista com os nomes dos feridos:

Adélio Aquino Corrêa

Osmar Santana de Lima

Dieferson Jardim Lima

Matheus Fagundes Nieczay 

Cristiano Soares dos Santos