Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

Curvelândia sedia 11ª edição da Festa do Queijo com show nacional

Imagem

Dupla sertaneja Felipe e Falcão devem animar o público neste sábado (28).

Pedaços de queijos serão distribuídos de graça para o público.

Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, sedia neste final de semana a 11ª edição da Festa do Queijo, com várias atrações culturais, religiosas e a feira do artesanato. O evento faz parte do calendário oficial de Mato Grosso e é promovido pela prefeitura do município. A programação segue até este domingo (29) com a distribuição gratuita do queijo, que deve ser produzido pelos produtores de leite e técnicos de laticínios.

A produção do queijo deve ser realizada neste sábado (28), por 40 trabalhadores. De acordo com um dos organizadores do evento, Antônio Bornelli Filho, todos podem participar da produção do queijo. “A única regra que estabelecemos no departamento sanitário é quanto à higienização”, disse.

A festa é para homenagear os produtores de leite da região. Conforme Antônio, a novidade deste ano é que dois mil litros de leite vão ser usados a mais para o peso do queijo frescal ultrapassar os 1.600 quilos. O tamanho do queijo deve ser de 1,80 metros de diâmetro por 50 centímetros de altura. "Ao todo, serão 14 mil litros de leite na produção. Além disso, três tanques mecânicos vão ser usados durante cinco horas pelos trabalhadores. Cada um deles têm cinco mil litros”, explicou.

Depois desse processo, o queijo deve ser levado para um caminhão de refrigeração a 2°C para ser conservado para a distribuição. A entrega dos pedaços do queijo está prevista para começar a partir das 14h.

Festa

Segundo Antônio, a festa começa a ser planejada no início de cada ano. Porém, as atrações culturais, regionais e a feira de artesanato é organizada em 15 dias. A previsão é de que mais de cinco mil pessoas comparecem ao local.

De acordo com o organizador, a distribuição do queijo será realizada por 60 pessoas. O queijo deve ser cortado em seis mil pedaços grandes, que devem ser recortados em 250 gramas por saquinho.

A festa do queijo surgiu no ano de 2002 após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, contra reivindicação de melhores preços do leite. Na época, houve uma queda expressiva no preço do produto.

Na primeira edição do evento, 60 quilos de queijo foram produzidos artesanalmente. Depois que a produção foi para a fábrica, 90 quilos foram produzidos. Na última edição, que aconteceu em maio de 2012, 1.507 quilos foram fabricados.

Programação

Neste sábado, Felipe e Falcão animam o público. Já no encerramento, neste domingo, a dupla Anselmo e Rafael, deve agitar o público a partir das 21h.

Cidade

Curvelândia faz parte da bacia leiteira do Vale do Cabaçal e se destaca por um acervo de mais de 23 cavernas, entre elas a do Jabuti, considerada a maior do Estado.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br