Domingo, 25 de Fevereiro de 2018 - SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

CRISE NA SAÚDE: Lideranças politicas da região de Cáceres reúne com o governador para solucionar a situação dos hospitais filantrópicos e Regional

As lideranças politicas da região de Cáceres,  juntamente com os deputados estaduais, Professor  Adriano e Dr. Leonardo reuniram nesta sexta-feira (19), com o governador Pedro Taques, secretário de saúde de Estado Luis Soares, secretário da Casa Civil Max Russi e Adjunta de Relações Políticas com os Municípios e Sociedade Organizada Paolla Reis,  no afã de resolver as pendencias financeiras e repasses atrasados dos hospitais São Luís, Bom Samaritano  de Cáceres e Santa Casa de Pontes e Lacerda, e ainda o caos no atendimento do Hospital Regional de Cáceres, principalmente na regulação de pacientes de urgência e emergências dos municípios.

A secretária de saúde de São José dos Quatro Marcos Tayonara Bitencourt usou a palavra para reivindicar  a volta dos atendimentos de cirurgias eletivas  e exames aos municípios, e transporte sanitário. Tayonara  solicitou maior agilidade no atendimento  de urgência por parte do setor de regulação de Cáceres,  e ainda  citou casos recentes em que pacientes  iriam ser  regulados para o Regional de Cáceres mas a regulação informou que o hospital não teria condições de atender por falta de materiais para a cirurgia. "Este está sendo um dos maiores problemas, porque os médicos dos prontos atendimentos dos municípios estão com dificuldades na regulação de pacientes para o hospital regional de Cáceres.  Os médicos ficam ate mais de três horas, ou muitas das vezes o dia inteiro ligando para regulação  de Cáceres para regular o paciente que está quase para morrer ".  

O secretário de Saúde de Mato Grosso Luís Soares expôs as dificuldades do estado na gestão de saúde, mas ao mesmo tempo deixou irritado as lideranças politicas ao afirmar  que o Hospital Regional de Cáceres está realizando um numero maior de procedimentos cirúrgicos inclusive com números oficiais comparativos com a gestão da OSS que administrava o Regional. O Secretário de Saúde do Estado pontuou que não é prioridade do Hospital  Regional  de Cáceres fazer procedimentos de cirurgias eletivas  e exames aos municípios.

O vice-líder do Governo de Mato Grosso, deputado Dr.  Leonardo classificou como politicagem o que estão fazendo com a saúde de Cáceres e região, diz conhecer as finanças do estado e a confia na responsabilidade em que o governador tem com os matogrossesses, e que através de medidas econômicas e emenda constitucional o estado irá fazer economias e  em breve irá solucionar os atrasos de repasses financeiros aos hospital e entidades filantrópicas.

Na questão da regulação de pacientes com urgência, o Deputado Dr. Leonardo propôs a criação da regulação interna para que os pacientes dos municípios possam ter agilidade nos atendimentos. Leonardo afirmou ainda que o governo irá criar um projeto "Papa Fila" para resolver as pendências de cirurgias de hérnia, vesícula, ginecológicas e ortopédicas.

O dito popular, cobertor curto é aquele que ora cobre a cabeça ora cobre os pés, sem atender ao usuário adequadamente, pois é curto.  E essa mensagem  transmitida  pelo governador Pedro Taques caiu como um ‘balde de agua fria’  na questão da resolutividade dos problemas da saúde de Cáceres e região.  O governador expos que o estado está em dificuldades assim como o país, mas prometeu que fará ajustes econômicos para fazer os repasses financeiros e manter em dia os compromissos com a saúde do estado.

Participaram da reunião os prefeitos de Mirassol  (Euclides Paixão) e Araputanga (Joel Marins), secretária de saúde de São José dos Quatro Marcos Tayonara Bitencourt, vereadores  Renilson Senhorinho, Chico Leite, Jamis Silva, Professor Domingos,  Alvasir Alencar, Valdeniria Dutra Ferreira,  José Vicente de Carvalho, Sandra Lopes Ferreira, Luiz Gonçalves de seixas filho, Maxsuel Guimarães.


Comentários

  • Um Resumo

    logo

    Este site foi desenvolvido com toda técnologia semântica do HTML5 e foi criado com as últimas tecnologias disponíveis.

  • Facebook

Desenvolvido por Alexandro (65) 99629-0014 | MEUCI.com.br