logo

Com cirurgia marcada, paciente decide ajudar o próximo como voluntário


Por Claudia Lima com assessoria

Com cirurgia marcada, paciente decide ajudar o próximo como voluntário

Armando Rosa operou a catarata do olho direito, nesta quinta-feira (09.03), mas só depois de participar por quatro dias do evento como voluntário

Após se dedicar ao trabalho voluntário desde o primeiro dia da Caravana da Transformação, em São José dos Quatro Marcos (328 km a Oeste da Capital), Armando Rosa conta que decidiu acolher os pacientes durante todo o dia em que estava marcada a própria cirurgia de catarata no olho direito, nesta quinta-feira (09.03). Chegou às quatro da manhã, poderia ser um dos primeiros operados, mas, por amor ao próximo, decidiu ser um dos últimos a entrar no caminhão cirúrgico.

Ele foi um dos 306 pacientes que passaram pelo procedimento médico nesta data, e já saíram do evento com a expectativa de uma vida repleta de novas formas e paisagens. Para o voluntário, este é um presente antecipado de aniversário. No dia 25 de março, ele completa 70 anos de idade.

“Foi rapidinho, não senti dor nenhuma. A gente chega ali, eles pegam na mão, deitam a gente lá. Falam assim: fica tranquilo, que daqui a pouco você vai sair daqui ótimo”, declarou Armando sobre o atendimento médico recebido na cirurgia.

Ele aprendeu a ler folheando a bíblia, e afirma que a certeza de que irá voltar a enxergar as letras miúdas do livro – que é um dos mais antigos do mundo – não tem preço. Foi com o próprio trabalho voluntário que decidiu retribuir o bem que recebeu.

“Na minha vida, com quase 70 anos, nunca vi um evento tão organizado. E eu venho acompanhando do começo. Fiquei lá na frente ajudando todo mundo que precisou, acompanhando as pessoas, segurando na mão. Sabe o que é trabalhar com amor, sentir alegria de servir as pessoas?”, diz ele em relação ao dia agitado, mas que marcou uma nova fase na sua vida.

Ele conta ainda, com entusiasmo, que está ansioso para se casar, só falta escolher a data. A noiva, Marlucia Barros, também participou como voluntária do evento, e deve permanecer ajudando até o final, enquanto Armando se recupera da cirurgia em repouso.

Como parte do evento, o casal acompanhou de perto a recepção dos 841 pacientes que passaram por consulta no dia. Foram atendidas caravanas de cinco municípios, praticamente zerando a demanda de atendimentos oftalmológicos das cidades. Neste terceiro dia, a Caravana da Transformação atendeu os pacientes de Cáceres, Glória D’Oeste, Jauru, Porto Esperidião e Salto do Céu.

Pós-operatório

Após sair da cirurgia, que durou minutos, Amando recebeu as instruções de todos os cuidados que deve ter para a recuperação. Saiu de lá com um kit em mãos, contendo óculos escuros, que deve ser usado para proteger os olhos da luz forte do sol; um colírio próprio para a recuperação; e uma receita médica.

Ele retornará ao ginásio da Caravana da Transformação em 24 horas após o procedimento para a primeira avaliação de um oftalmologista. Em seguida, será atendido novamente em sete dias. Em um mês, a recuperação já é completa.