logo

Centro educacional de Quatro Marcos realiza Feira do Conhecimento


Por Claudia Lima

Centro educacional de Quatro Marcos realiza  Feira do Conhecimento

Foto: Quatro Marcos Notícias

Com objetivo integrar professores, alunos, familiares e a comunidade, foi realizado nos dias 20 e 21 de outubro, a Feira do Conhecimento, pela Escola Coopec-Objetivo, em São José dos Quatro Marcos.

O evento teve a participação de alunos da Coopec, da  Educação Infantil,  Ensino fundamental e Ensino Médio.

Na quinta-feira (20), aconteceu a abertura,  com apresentações culturais: Morte e Vida Severina de João Cabral de melo neto e de Vidas Secas de Graciliano Ramos.  Os alunos emocionaram o publico presente trazendo toda a dramaticidade nas peças apresentadas. Ainda, segunda a Diretora da Coopec, Ligia Garcia,  teve a apresentação de um Coral,  pelos alunos da instituição  que  cantaram  uma  musica em forma de  parodia e transformaram a letra com o tema ‘conhecimento’.

Na Sexta-feira- (21), foram apresentados 14 trabalhos  pelos alunos da Coopec. Que foram  abertos com visitas ao publico.

Segunda Ligia Garcia,  os professores e alunos se empenharam muito para fazer a feira do conhecimento. “Um trabalho de equipe que teve um resultado compensador”.

Ligia Garcia destacou que a  feira também tem o intuito de despertar o interesse pela investigação científica e contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades dentro e fora da sala de aula; Promover a integração escola/comunidade, valorizando identidade, memória e cultura popular; Oportunizar aos alunos atividades práticas nas quais possam vivenciar os conteúdos trabalhados em sala de aula; Construir produtos e objetos ou experimentos propostos pelas disciplinas, instituindo a relevância científica dos conteúdos escolhidos; e Valorizar o trabalho docente interdisciplinar e contextualizado; Desenvolver o espirito crítico dos alunos, estimulando e valorizando a criatividade discente.

Um dos projetos apresentados pela 2ª Série do Ensino Médio– Memória e Afeto –  que teve  como princípios o  resgate  da história do passado, apresentando  objetos mais antigos, que foram cedidos por pessoas da própria família dos alunos, como um telefone Ericson de 1980, cedido pelo Sr Amilton Severino.  Outro objeto apresentado foi um Lampião a querosene do ano de 1950. Outro objeto muito interessante que foi exposto foi um relógio de parede fabricado na década de 1950. Também foram expostos objetos do século passado, como uma vitrola Sonata.

Trabalhos apresentados:

EDUCAÇÃO INFANTIL ll - Alimentação saldável: sacolé de frutas;

EDUCAÇÃO INFANTIL lll – Brincando com as cores;

1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL:  Xô estesse;

2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Crotalária: Aliada ao combate a dengue de São José dos Quatro Marcos;

3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Confecção de tinta guache caseira;

4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Flores coloridas-função do caule;

5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Prevenção de obesidade em Escolares;

6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Os benefícios dos grãos integrais para a saúde;

7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Desinfetante Natural;

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: As tecnologias e o sedentarismo;

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL: Os avanços tecnológicos a serviço da população;

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: Observação de protozoários sem uso de microscópio;

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: Memória e afeto;

3ª SERIE DO ENSINO MEDIO: Reaproveitamento de cascas e formas alternativas de preparar alimentos em beneficio da saúde.