logo

AÇÃO INTEGRADA: Operação Força Tarefa intensifica ações da segurança na fronteira


Por LIDIANA CUIABANO - Assessoria/Sesp-MT

AÇÃO INTEGRADA: Operação Força Tarefa intensifica ações da segurança na fronteira

Foto: Assessoria PJC-MT

Uma grande ação integrada de prevenção e combate aos crimes típicos da região de fronteira foi realizada entre os dias 25 a 28 de maio em toda a faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A operação Força Tarefa VIII envolveu instituições estadual e federal em ações diversas nos quase mil quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil da Bolívia. 

O resultado da operação foi apresentado em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (29.05), na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Cuiabá. 

Ao longo da semana um efetivo de mais de 700 policiais realizaram diversas blitzes, bloqueios terrestres, rondas e abordagens, fiscalização de trânsito, cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, abordagens em bares e lanchonetes e patrulhamento por toda a região de fronteira. Ao todo foram abordadas 4.649 pessoas e 2.656 veículos. 

As ações aconteceram durante o dia, a noite e madrugada em cerca de 20 cidades e distritos da região de fronteira. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Mais de 50 quilos de droga foram apreendidos, entre maconha e pasta base. Vinte e nove pessoas foram presas em flagrante e três menores foram apreendidos. 

Os policiais também retiraram de circulação 14 armas de fogo, além da apreensão de 528 munições, 31 aparelhos eletrônicos,  925 CDs, 22 peças de roupa, três quilos de pescado irregular e seis veículos recuperados. 

Durante a operação também foram confeccionados 251 autos de infração de trânsito, 115 veículos apreendidos por infração de trânsito e três CNHs apreendidas. 

A operação foi coordenada pela delegacia Regional de Cáceres, através da delegada de polícia Alessandrah Marquez Alecrim. “Esse tipo de ação é muito gratificante pois, além de combater o crime na fronteira, fortalece as relações interpessoais e entre as instituições. É disso que precisamos na fronteira”, destacou. 

Após a apresentação do resultado da operação, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, parabenizou o trabalho das instituições que atuaram de forma integrada na fronteira. “Esse não é um trabalho fácil, pois envolve muita logística e investimento. Essa operação tem objetivos múltiplos, que é de prevenir e reprimir os crimes, ocupar espaço na fronteira e aumentar a sensação de segurança de quem mora nas cidades da fronteira”, disse. 

Mauro Zaque lembrou ainda que a fronteira é uma região de interesse estratégico da Segurança Pública, uma vez que é porta de entrada do crime que deságua em outros estados.

Participaram da operação Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e Receita Federal. Cães do Canil Integrado de Fronteira também auxiliaram as ações.